No dia 31 de agosto é comemorado o dia do nutricionista, data em que foi fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), no Rio de Janeiro, há 69 anos.
Hoje, esta associação se chama ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição) e tem como missão “promover o fortalecimento da formação e da especialização do nutricionista, incentivando a pesquisa e contribuindo com a divulgação da nutrição no Brasil”.
E você sabe dizer qual o papel de um nutricionista para sua saúde?
Nos formamos para melhorar a qualidade de vida da população através da alimentação. Ela, que está presente no cotidiano de todas as famílias, usada para matar a fome e também como fonte de prazer, e que é causa tanto de saúde quanto de doença.
E já que temos contato com os alimentos diariamente, por que não os usar de maneira benéfica para nossa família?
Acredito que esse seja o desejo de muita gente, mas para que isso aconteça é necessário a orientação de um profissional capacitado.
Eu sei que estamos na era digital, em que todos podem ter acesso a vários tipos de informação, inclusive sobre alimentação, porém temos que ser cautelosos.
Muitas das informações veiculadas não são baseadas em evidências científicas podendo até trazer consequências negativas para as pessoas, principalmente as que as seguem de maneira radical.
Radicalismo em nada é positivo, e o profissional nutricionista está aí para equilibrar a sua vida. Somos capacitados para orientar sobre os benefícios e malefícios de cada alimento, pois conhecemos sobre cada nutriente presente neles.
Além disso conseguimos esclarecer sobre as combinações de ingredientes para as preparações ficarem mais saudáveis e também gostosas.
Mas nesse blog estamos interessados é em nossas crianças. Então como esse profissional pode ajudar na saúde da criança?
Para os pequenos a nutrição se torna de extrema importância uma vez que pode se prevenir muitas doenças na vida adulta quando a alimentação da criança foi acompanhada e rica em nutrientes essenciais para seu crescimento e desenvolvimento.
O paladar do adulto é desenvolvido na fase da infância. Se uma criança aprende a ter uma alimentação equilibrada vai ser muito mais fácil que ela mantenha esse mesmo perfil na vida adulta, estando protegida contra o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto, osteoporose, obesidade e até com risco diminuído para o desenvolvimento de resfriados e até cânceres.
O nutricionista conhece o momento e o modo exato para se iniciar a introdução de alimentos; sabe reconhecer os motivos para a recusa alimentar; para a prisão de ventre; para o ganho de peso excessivo ou para a falta de ganho de peso; para o crescimento inadequado; e também sabe o que fazer para reverter a situação de risco.
Se você perceber que seu filho não se alimenta bem não deixe de procurar um profissional capacitado para te ajudar. É um investimento que você fará para que seu filho desfrute de um futuro saudável e também prazeroso.
Por Angélica Ribeiro
Leia também: Quero que meu filho coma tudo