As Delícias das Festas Juninas

As festas juninas vêm sempre acompanhadas de muita alegria pela criançada. Muitas escolas preparam a festa incluindo as crianças na brincadeira, já que elas têm que escolher seus pares, preparar a roupa típica e dançar a quadrilha. Além da diversão, as crianças também se encantam pela variedade de comidas diferentes que dão água na boca.

Entre as delícias das festas juninas temos arroz doce, bolo de milho verde, pipoca, pamonha, canjica, milho cozido, bolo de fubá, cajuzinho, cuscuz, pé de moleque, quindim, doce de leite e muitas outras iguarias.

Mas será que a criança deve evitar algum desses alimentos?

Na verdade, não, porém há escolhas mais saudáveis entre todas as opções.

O milho é um alimento natural, fonte de fibras, folato, tiamina, vitamina A e C, potássio e ferro, além de ser pobre em gordura. É uma delícia se consumido cozido na espiga e não é necessário acrescentar sal e manteiga. Esta última aumenta a caloria do alimento e pode estar estragada se por acaso ficou por muito tempo na temperatura ambiente, e isto pode levar a uma infecção alimentar.

A pipoca é um alimento rico em fibras que pode ser oferecido sem medo, só tenham atenção se as crianças forem muito pequenas para que não engasguem. Quando feita em casa pode-se usar pouco óleo e ervas para temperar, as crianças vão amar!

O cuscuz é outra opção benéfica, já que é ótima fonte de proteínas e potássio, componentes essenciais para o crescimento infantil.

Os bolos de milho e de fubá também são uma ótima escolha, podem ser oferecidos como sobremesa, no lugar dos doces e maçã do amor.

Os doces só devem ser oferecidos para crianças maiores de 2 anos e com moderação. Um tablete pequeno de doce de leite já deixa ele satisfeito, se antes consumiu as outras delícias.

Mas atenção papais, observem bem a higiene do local onde as festas acontecem, nessa época do ano os casos de infecção intestinal e intoxicação alimentar aumentam devido ao modo como os alimentos são vendidos, por isso fiquem atentos as condições de limpeza do local, como os alimentos estão guardados, qual a temperatura do ambiente e a vestimenta dos vendedores.

A pamonha e a canjica são exemplos de alimentos que devem ser consumidos no mesmo dia de preparo, por isso, procure por uma etiqueta de data de fabricação ou pergunte ao vendedor sobre a produção do alimento. Não custa nada e evita que as alegrias se transformem em dor de cabeça.

Bom, aproveitem as delícias do mês de junho, mas sem exageros. Alimentação saudável é alimentação consciente!

Boas festas!

Por Angélica Ribeiro

Meu filho não quer comer. O que fazer?

Deixe um comentário