A rotina pode favorecer no desenvolvimento infantil?

Com o início das aulas se aproximando uma dúvida comum aos pais relaciona-se a rotina dos filhos. Será que criança precisa ter rotina? Ter horário para tudo? Horário para acordar, horário para brincar, horário para comer, horário para o banho, horário para dormir… Parece exagero, não é? Para te ajudar, nesse texto, vou tentar apresentar a você como a rotina pode favorecer no desenvolvimento da criança e também trago dicas de como fazer a organização dessa rotina.

Assim como os adultos aprendem a lidar com o tempo, administrando o horário de trabalho, momentos para cuidados pessoais e de outros afazeres; a criança também precisa aprender que existe horário para cada pequena atividade ou tarefa durante o dia. A rotina tem papel estruturante na vida da criança, dando conforto e segurança para ela. Uma criança que possui uma rotina estruturada tem mais facilidade em entender as regras, os limites e, possivelmente, se tornará um adulto responsável.

Nós aprendemos muito mais facilmente as coisas que vivenciamos durante a vida. Desta forma, quando a criança tem uma rotina estruturada ela aprende que cada lugar/ambiente tem sua função, assim como cada horário serve para uma determinada atividade. Aprende que precisa existir o início e o fim das coisas, seja a brincadeira, a tarefa e até o dia. Aprende a administrar o tempo de modo a torná-lo mais produtivo e proveitoso na infância e na vida adulta.

Cabe um alerta de que rotina estruturada não significa rotina rígida. A flexibilidade é importante, assim como o ócio. Nos momentos de ócio, a criança pode criar, imaginar, sentir, tocar seu próprio corpo, notar aquilo que está a sua volta. Dar tempo para a criança brincar livre e explorar favorece no seu desenvolvimento criativo, emocional e intelectual. Pois, faz com que ela esteja mais presente no mundo e mais atenta ao que acontece ao seu redor.

Dicas da Terapeuta Ocupacional:

Construa uma tabela incluindo todas as atividades realizadas pela criança no dia a dia.

Uma dica para os pais na hora de organizar a rotina dos filhos é construir uma tabela incluindo todas as atividades realizadas pela criança durante o dia. Tome a tabela abaixo como um exemplo:

 

Manhã

(entre 6h e 11h30)

– Acordar

– Tomar café da manhã

– Ir para a escola

Início da tarde

(entre 11h30 e 16h00)

– Voltar da escola

– Almoçar

– Balé / Judô / Inglês (ou as atividades comumente realizadas)

Final da tarde

(entre 16h00 e 18h00)

– Lição de casa

– Jogo / Brincadeiras / Televisão

Noite

(entre 18h00 e 22h00)

– Banho

– Jantar

– Tempo em família

– Escovar os dentes

– Dormir

Algumas atividades são repetidas em outros períodos do dia, como escovar os dentes, por exemplo. Mesmo essas precisam aparecer na tabela para maior compreensão da criança de sua importância.

Outra dica a ser considerada é pedir o auxílio da criança para montar sua grade de atividades, aproveitando esse momento para explicar a função de cada uma delas e negociar possíveis mudanças. Lembrando que as atividades podem mudar de acordo com a rotina diária dos pais e responsáveis.

   Dica de ouro:

Quando montar a rotina do seu filho, acrescente um momento de lazer para a família. O convívio entre pais e filhos sempre será o mais importante para um desenvolvimento da criança. Uma rotina saudável não precisa ser cheia de atividades, das quais ocupam todo o tempo da criança. A rotina saudável que permite a criança ter autonomia e independência para cumprir as tarefas de forma prazerosa, não por obrigação.

Por isso, respeitar os limites do seu filho é fundamental. Perceba quando ele estiver cansado e não quiser fazer alguma tarefa. E, principalmente, respeite quando ele conseguir dizer isso.


Por Suellen Merencio.
Crédito:  Pixabay

Deixe um comentário