Você pensa na ceia de natal para o seu filho?
O Natal está chegando, época do ano em que muitas memórias boas são registradas, inclusive no que diz respeito à alimentação. A família toda se reúne, há muitas brincadeiras, troca de presentes e a mesa é muito farta.
E esse último quesito pode ser uma preocupação para os pais de crianças pequenas, pois talvez não saiba o que oferecer para elas entre tantas opções disponíveis. Pensando nisso, trago algumas dicas para que a alimentação das crianças no Natal não seja um problema.
Se os pais vão passar o Natal em algum lugar que não tem muita opção de alimentos para o seu filho, eles devem se organizar e levar o prato que a criança tem costume de comer, por exemplo.
A ceia de natal também costuma ser em um horário fora do hábito da criança, então, é importante ir para a festa alimentada, apenas “beliscar” as opções permitidas.
Mas que opções seriam estas?
Se a criança ainda é um bebê entre seis meses a um ano, ele deve comer a papinha ou a comida que ele tem costume. E no caso de ainda estar amamentando pode liberar o leite materno durante a festa.
Bom, para as crianças maiores de dois anos o lombo e o pernil podem ser oferecidos, apenas se estiverem muito bem assados.
Já o tender, o peru ou chester são ricos em conservantes e o bacalhau é muito temperado, por esse motivo é melhor evitar oferecer esses alimentos.
A farofa apenas se foi feita com temperos naturais não tem problema a criança consumir, mas se for aquela pronta melhor não oferecer.
Salada de maionese ou salpicão não é legal por causa da maionese e do risco de contaminação que pode acontecer se eventualmente ocorrer exposição exagerada à temperatura ambiente, mas o arroz com passas é perfeito.
Em relação aos petiscos dê preferência aos queijos mais magros, fuja dos embutidos e tomem cuidado com azeitonas, sementes e outros ingredientes para a criança não engasgar.
As castanhas, amendoim, amêndoas e nozes devem ser ingeridos com muito cuidado pelo risco alergias.
Como sobremesa prefira sempre as frutas, e a vantagem é que as Ceias de Natal costumam ser cheias delas.
Para beber ofereça apenas suco natural, de preferência sem açúcar, ou água. Nada de refrigerante!
Fiquem atentos, as crianças não conhecem muitos pratos servidos na ceia de natal, ou seja, nesta época e, dependendo da idade, não precisam conhecer ainda.
Oferecer alimentos que eles nunca comeram requer cuidado com as possíveis reações alérgicas.
Não insista para que provem um ou outro doce nem ofereça doces se a criança não pedir. Se ela não pede provavelmente está saciada, além disso, ela terá muitos anos pela frente para provar estas iguarias.
No mais, curtam as festas de fim de ano juntamente com a família, com muita alegria e tenham um lindo e abençoado Natal!
Feliz Natal
Por Angélica Ribeiro.
Capa: Freepik