Manipulação: O caminho até a escrita

Meu filho tem letra ruim, não consigo entender nada do que ele escreve…

Isso é constante nos consultórios de Terapia Ocupacional já que, apenas quando chega a essa fase é que os problemas relacionados à coordenação motora fina ficam mais evidentes, mas, é muito importante observar, no desenvolvimento da criança, se ela está utilizando adequadamente as mãos para conseguir, quando chegar a hora, escrever adequadamente.

Antes de tudo, é importante frisar que, para uma boa coordenação motora fina, é importante que a coordenação motora ampla (correr, pular, equilíbrio) também esteja bem desenvolvida e seu terapeuta terá condições de informar bem quanto a isso…

Mas, sobre a manipulação, alguns aspectos podem ser obervados ao longo do desenvolvimento da criança. Seguem algumas dicas do que é esperado da manipulação em cada faixa etária.

  • Nos primeiros seis meses, a criança utiliza as mãos de uma forma mais grosseira, alcançando e golpeando, batendo e sacudindo brinquedos.
  • Dos 6 ao 12 meses, já consegue brincar sentado utilizando alguns brinquedos, próprios para esta faixa etária, rasga, vira e pega objetos menores.
  • A partir do primeiro ano a criança consegue manipular alguns brinquedos de encaixe, empilha, abre e fecha portinhas; posteriormente, consegue utilizar alguns brinquedos mecânicos e separar bolinhas coloridas, assim como colocá-las em um cordão grosso.
  • Na faixa etária do segundo ano de idade a sua criança consegue espremer a bucha no banho e também fazer rabiscos, consegue ainda, combinar quebra cabeças de poucas peças (2 a 4) e construir pequenas estruturas com brinquedos de encaixe.
  • Aos três anos, os desenhos começam a ficar mais evidentes e pode iniciar uso da tesoura, com isso, vai aumentando o controle motor fino, a velocidade dos movimentos aumenta, quebra cabeças têm mais peças e a qualidade do desenho está cada vez melhor.
  • Após os cinco anos de idade, a criança começa a copiar de forma mais precisa e a escrita ficar mais evidente.

É importante ressaltar que cada criança desenvolve em seu tempo, mas, esse tempo, não pode ser muito diferente das demais. Crianças com dificuldades motoras finas tendem a se esquivar de quebra cabeças e não gostam de colorir.

Se tiver alguma dúvida quanto ao desenvolvimento motor fino do seu filho, a manipulação procure um Terapeuta Ocupacional já que o desenvolvimento.


Deixe um comentário