Quantas atividades nós temos em um dia? Quantas vezes desejamos que o dia tenha mais horas? Quantas vezes não nos culpamos por querer ter mais tempo com nossos filhos?
E, sim, é possível, é necessário ter mais tempo com nossos filhos.
Andamos muito atribulados, com muitas preocupações, questionamentos, muito trabalho. Quem vive nas grandes cidades percebe com mais ênfase o dia parecer mais curto, mas e quando chegamos em casa, como fica o contato com a família? Em especial, vamos falar do contato com os filhos. Quando os filhos chegam em casa, cheios de energia e histórias para contar, como você reage?
Por vezes, os pais caem na armadilha da culpa pela falta de tempo e, nesse quesito, quando nos sentimos culpados, agimos com emoção, tendemos a compensar essa culpa e, o mais comum que vejo dos pais, é compensar com presentes a sua ausência. Mas será que essa montanha de brinquedos compensará um momento com seu filho?
O que você pode fazer para ter histórias com seu filho? Estou falando daquelas que ele se lembrará quando for adulto. Histórias que fazem diferença no dia-a-dia deles. Com um tempo de qualidade com eles, você perceberá que é possível criar essas histórias.
Em todas as fases de seu filho esse tempo de qualidade é importante, ele apenas vai se adaptando conforme a idade dele e suas necessidades. É mais comum que nos dediquemos mais quando estão na primeira infância (0 a 6 anos), que consiste na fase mais importante do desenvolvimento humano, porém, quando eles já estão mais grandinhos, esse tempo de qualidade vai proporcionar ainda mais conhecimento entre vocês.
O tempo de qualidade traz grandes benefícios aos pais e aos filhos. Com os pais, garanto que passar algum tempo com seu filho, longe da TV e do celular, vai trazer mais alegria e muitas descobertas, pois vão conhecer mais seus filhos, terão oportunidade de desenvolver assuntos, de estarem conectados e de olhar nos olhos um do outro.
E, para o filho, esse momento vai elencar sua autoestima, vai beneficiar seu desenvolvimento, vai fazer com que ele se sinta importante, pois você está dedicando um tempo só para ele.
Para ter esse tempo de qualidade, não é necessário que você fique 3 horas brincando sem parar, também não é qualidade quando apenas ficam assistindo televisão juntos, ou quando vocês vão ao parque e, enquanto ele brinca, você não participa e apenas supervisiona para nada de ruim acontecer. É importante adequar sua rotina em favor de afetar positivamente o desenvolvimento emocional de seu filho.
Tempo de qualidade com seu filho exige que você largue tudo. É um período que passarão juntos, deve se dedicar apenas a ele. Combine com seu filho, um momento entre vocês e o tempo que vocês poderão ficar juntos com qualidade. Pode ser 1 hora ou 30 minutos por dia. Juntos poderão combinar esse tempo, mas terá que ser (um tempo de) com qualidade.
Aconchegados, poderão conversar sobre o dia e isso inclui o seu dia também, pois é importante dividir seus momentos com ele (também), se teve sucesso, ou se não foi um dia tão bom assim, divida com seu filho, para que ele tenha o hábito de dividir também com você.
Juntos, poderão brincar! Sim, se permita brincar com seu filho. A brincadeira tem o poder de expressar muito do dia-a-dia dele. É uma ótima oportunidade para entrar no seu mundinho. Então, se permita cair no chão, entrar no mundo da imaginação, pintar, correr, rir até a barriga doer. Vai ser um tempo excelente para os dois.
Poderão partilhar a leitura de um livro. Se ele já sabe ler, cada dia um de vocês poderá ler um capitulo. Entra também no tempo de qualidade, toda sua rotina escolar, bem como, os deveres de casa, onde é possível que você perceba e ajude nas dificuldades e perceba os avanços, as reuniões pedagógicas, as apresentações.
É importante ressaltar que, no tempo de qualidade com seu filho, você não precisa, e não deve, ser permissivo (a) ao ponto de não conseguir dizer NÃO às solicitações de seu filho. Muito pelo contrário, é um momento onde o educar dos pais está a todo vapor e dizer não e limitar situações e ações fazem parte desse momento com ele.
E atenção! Tempo de qualidade não deve ser algo só da mãe, pois a participação do pai é tão importante quanto a da mãe.
Se tiverem mais de um filho, uma dica importante é tentar dedicar um tempo com cada um deles, investindo na individualidade de cada um. Pode ser algo simples, uma brincadeira que um gosta, o outro pode ajudar no jantar, ou sair e caminhar um pouco juntos. Valorizando cada um dos filhos.
E não se esqueçam de dizer o quanto amam e se importam com seus filhos. Um “eu te amo” e um abraço apertado acalma qualquer coração.