Benefícios da rotina para estimulação cerebral

Crianças desde muito cedo devem vivenciar atividades que ajudem a se tornarem pessoas independes. O cérebro de uma criança está em constante desenvolvimento, sendo que aprendizagens que estejam bem consolidadas no inicio da infância serão levadas para a sua maturidade.

É fundamental que crianças tenham rotinas e limites, pois através dessa forma elas poderão vivenciar experiências que fornecerão base para sua maturação cognitiva.

Rotinas no ambiente doméstico, estão ligadas diretamente ao aprendizado de limites e regras. A criança sabe que o pode e o que não pode fazer, tem o controle de seu comportamento, tal conduta está ligada ao controle inibitório, umas das habilidades das funções executivas, que é responsável por raciocínio lógico, planejamento, organização e resolução de problemas.

As funções executivas estão situadas na área pré frontal do cérebro, esta área é ligada diretamente ao comportamento e emoções.

Em ambientes desorganizados ou com intensa superproteção, crianças muitas vezes não vivenciam atividades que possam ser realizadas por elas mesmo, como guardar seus brinquedos, organizar seu material escolar, tomar conta da entrega de tarefas e provas escolares, como também realizar atividades domésticas dentro de sua faixa etária. A realização de tais atividades requer que a criança desenvolva sua capacidade de organização, planejamento, o raciocínio e resolução de problemas.

Pais que estimulam desde cedo a rotina na criação de seus filhos, beneficiarão o desenvolvimento na capacidade de suas crianças de resolverem seus conflitos e problemas, inibirem comportamentos inadequados, aprendendo a tomar decisões de forma independente. Crianças que recebem esse tipo de estimulação cerebral, terão maior facilidade de adaptação as rotinas do cotidiano, como também estarão bem adaptadas ao convívio social, sendo mais responsáveis das suas atitudes e responsabilidades.


Sono infantil e seus reflexos no desenvolvimento

Deixe um comentário