Funções executivas para o que serve?
Você sabe o que são as funções executivas?
Não tem nada a ver com as funções de um executivo! Elas estão no nosso cérebro e nos acompanha por toda a vida.
Começamos a desenvolver quando nascemos e vamos aperfeiçoando ao longo da vida e das experiências vividas, mas quando falamos de desenvolvimento infantil sempre pensamos na inteligência da criança, ou melhor, no quociente intelectual mais conhecido como QI.
No entanto existem funções nobres e importantes para o desenvolvimento cognitivo saudável. São um grupo de habilidade que levam o nome de funções executivas. Não percebemos, mas o tempo todo o cérebro está fazendo um trabalho primordial para o nosso dia a dia.
O cérebro desempenha as funções executivas desde o momento em que acordamos até a hora de dormir, o cérebro tem um mecanismo que o faz permanecer atento, desperto e funcionante, o tempo todo realiza planejamento de ações, elabora objetivos a serem atingidos durante o dia todo.
As funções executivas esta localizada no lobo frontal, essa área é responsável pelos comportamentos, tomadas de decisões, planejamento, execução de comportamentos aprendidos e intencionais, funções inibitórias e atividades emocionais.
Para entendermos de forma mais fácil é como se as funções executivas fossem a gerente do cérebro, responsável por gerenciar habilidades cognitivas para que tenhamos uma vida saudável.
Por isso é importante os pais acompanharem o desenvolvimento dos seus filhos, trabalhar as habilidades e funções executivas é uma das maneiras de fazer com que a criança tenha sucesso no desenvolvimento saldável.
As habilidades primordiais são elas:
Controle Inibitório
O controle inibitório também pode ser encontrado na literatura com o nome de inibição.
Essa habilidade é responsável por inibir ou controlar respostas automáticas (impulsiva), atua na capacidade atencional, na concentração e raciocínio, contribui para a antecipação, o planejamento e a definição de objetivos.
Um exemplo prático do dia a dia da criança, seria quando ela precisa fazer tarefa escolar, mas também quer brincar.
Ao controlar o impulso de deixar a tarefa para brincar nos sinaliza que o controle inibitório funcionou de forma efetiva e satisfatória, pois a criança inibiu a vontade de brincar e assim concluiu a tarefa escolar.
Memória de trabalho
A memória de trabalho ou memória operacional, ela é responsável por armazenar todas as informações necessárias para que a criança consiga realizar uma atividade.
É por cauda dela que a crença consegue manter as informações aprendidas na memória e conseguir manipulá-las.
Ela também é uma memória de curto prazo, mantém certas informações no nosso foco de atenção enquanto executa tarefas cognitivas complexas.
Sabemos que ela é o alicerce para a aprendizagem, é a memoria de trabalho que determina a capacidade de processar informações, seguir o que é orientado e acompanhar tudo que ensinado na sala de aula.
Utilizamos essa memoria pra realizar tarefas que exigem raciocino logico, como cálculos matemáticos, intepretação de texto e leitura, também armazena temporariamente número, palavras, imagens e sons.
A memória de trabalho pode ser interpretada como efeito das outras duas funções que são a flexibilidade cognitiva e controle inibitório, pois, potencializa a organização de ideias e informações.
É através da memória de trabalho, associada com a atenção concentrada que o cérebro realiza a união do raciocínio lógico aos diferentes pensamentos que surgem no processo, e assim é capaz de encontrar respostas para as diversas situações e tarefas que vão surgindo ao longo do dia da criança.
Trata-se de uma habilidade fundamental e necessária para realização das tarefas cognitivas.
Para ficar mais fácil a compreensão vamos a um exemplo:
Quando a criança escuta uma história em sala de aula e após o termino precisa recontar essa história, nesse momento do reconto a criança está usando a sua memória de trabalho.
Flexibilidade Cognitiva
É a capacidade, de buscar soluções para problemas, obstáculos e dificuldades, para isso é necessário a criança ter pensamento criativo e assim realizar ajustes flexíveis.
A criança irá se adaptar de forma saudável às mudanças assim podemos entender o que é a flexibilidade cognitiva
É importante o desenvolvimento dessa habilidade pois é o que irá ser necessário para a criança realizar o planejamento de estratégias para efetivação de uma tarefa.
A flexibilidade cognitiva está diretamente ligada ao aprendizado, pois conecta diretamente com a imaginação e a criatividade.
Mas existe um fator importante da flexibilidade cognitiva!
Ela depende do desenvolvimento prévio da memória de trabalho e da inibição cognitiva, mas por que isso?
Porque quando a criança precisa mudar a sua percepção de um problema é necessário usar a inibição, a criança irá inibir a forma de pensar que utilizou anteriormente e assim ela irá inserir uma nova forma de pensar e irá analisar a questão, isso será deito pela memória de trabalho.
Para que servem as funções executivas?
O desenvolvimento das funções executivas permite que a criança aprenda a ter mais autonomia para a tomada de decisão nos diversos aspectos da vida.
Elas permitem controlar e regular os pensamentos, emoções e nossas ações diante dos conflitos ou das distrações.
As funções executivas são compostas por habilidades que dependem dos processos cerebrais que permite que a criança lembre e associe diferentes informações, permite rever a forma de pensar, desenvolve a capacidade de planejar e aprende a filtrar as distrações.
Por isso, se não existe um bom funcionamento das funções executivas, torna-se difícil para a criança se concentrar em seus pensamentos, para poder organizar e planejar de forma criativa e única.
Uma criança que tem prejuízo nas funções executivas irá apresentar dificuldades para realizar atividades diárias como administração de rotinas.
Por exemplo:
- falta de organização, falha na capacidade de antecipação de fatos que irão ocorrer durante o dia, priorização de atividades, dificuldade de realizar atividades dentro do tempo, execução de processos e resolução de problemas.
As funções executivas são amplamente estudadas ao redor do mundo e diversos estudos apontam que o bom funcionamento das funções executivas na infância está associado ao melhor desempenho na vida acadêmica.
É possível treinar as funções executivas, isso faz com que a criança treinar as funções cognitivas, é importante lembrar que as habilidades das funções estão interligadas, o cérebro recebe bem os estímulos necessários para o processo de desenvolvimento.
As funções executivas estão presentes em praticamente todos os aspectos e momentos da vida da criança, é imprescindível o desenvolvimento das habilidades que estão dentro das funções executivas, isso fará com que criança tenha o desenvolvimento saudável.
Quando ocorre as disfunções das funções executivas os impactos na vida da criança podem ocasionar danos incontáveis e irreparáveis.
Podem causar dificuldade para realizar tarefas cotidianas de maneira autônoma.
Existem também os transtornos que afetam as funções executivas, como o TDAH, Transtorno de Ansiedade, depressão, Transtorno de aprendizagem e outros.
As dificuldades que podem surgir quando a criança apresenta disfunção executivas são:
- Problemas para dar continuidade às tarefas: a criança começa uma atividade, mas apresenta dificuldade em terminar ou não termina.
- Dificuldade de gerenciar a atenção.
- Inflexibilidade e/ou dificuldade de mudar o foco da atenção.
- Dificuldade para manter um comportamento durante um longo tempo.
- Dificuldade de organizar prioridades.
- Dificuldade de administrar o tempo.
- Dificuldade para seguir uma sequência, etapas ou instruções.
- Dificuldade de antecipar as consequências das ações.
- Problemas para entender o que os outros pensam, sentem ou como agem.
As funções executivas podem ser desenvolvidas, para isso é necessário a intervenção de reabilitação neuropsicológica.
A reabilitação é feita com base na adaptação de tarefas e estímulos destinados ao aprendizado dessas habilidades.
Como as habilidades executivas estão relacionadas à resolução de problemas, armazenamento de informações e inibição de comportamentos automáticos, as funções executivas estão presentes em várias e diferentes dimensões da vida da criança.
O bom funcionamento executivo é sinônimo de qualidade de vida.
Ou seja, uma vida mais equilibrada, mais saúde física e mental, melhor aproveitamento escolar e realização profissional.
A melhor forma da criança desenvolver essas habilidades em casa é brincando!
O brincar tem uma função biológica para a criança, é durante a brincadeira que ela irá desenvolver habilidades que ela levará para o resto da vida.
Não existe uma brincadeira uma por isso é valido jogar jogos de tabuleiro, jogos estruturados e não estruturados, jogos de cartas, musicas, todas as brincadeiras que eram feitas antes de existir as telas.
Por isso observe sua criança, qualquer alteração busque ajuda para que a criança seja avaliada, a melhor intervenção é aquela que acontece de forma precoce.