Aulas online e aprendizagem virtual é possível?
Como estão sendo as aulas remotas para crianças com dificuldades de aprendizagem?
Será que o ano escolar está perdido?
Em tempo de COVID-19, as aulas mudaram sua configuração e deixaram de ser presenciais para serem realizadas em ambiente virtual.
Todos nós fomos pegos de surpresa com essa nova situação, não estávamos preparados para tal cenário, esse contexto trouxe vários desafios, e um deles são as aulas online.
Estamos vivendo dias de mudanças e adaptações, o ano letivo de 2020 começou de um jeito e está seguindo de outro, criança e adolescentes em casa com aulas online.
Família, alunos e professores tiveram que se reinventar para esse contexto de ensino;
- Aula gravada…
- Aula ao vivo…
- A Net caiu…
- Desligar o microfone…
- Liga/desliga a câmera…
- Conversa/participação no chat…
- Interação online com colegas e professores…
- Plataforma de atividade…
- Enviar fotos das atividades…
- Baixa o app…
- Gravar vídeos…
Diante desse cenário, não é raro ouvir de pais e responsáveis que o ano letivo está perdido, que os filhos não estão aprendendo o suficiente, que não estão conseguindo acompanhar as aulas online e realizar todas as atividades.
As crianças menores, que estão em fase de alfabetização e alunos com dificuldades e transtorno de aprendizagem, demandam mais dos pais e professores, pois precisam de mediação nas aulas online e tarefas de casa.
Educação, professor, pais e a pandemia
Os problemas na aprendizagem sempre existiram e precisam de um olhar atento de todos, família, escola e educadores, a fim de integrar e proporciona ao aluno um ambiente adequado e ferramentas necessárias para conseguir desenvolver o seu aprendizado.
Problemas no processo de ensino-aprendizagem, podem estar relacionados a transtornos ou dificuldades de aprendizagem;
Transtornos de aprendizagem: São um tipo de disfunção neurológica que leva a um funcionamento cerebral diferente. A desordem influencia a forma como a criança processa as informações, ocasionando problemas de modo que a capacidade de falar, escutar, ler, escrever, raciocinar, organizar ou fazer cálculos matemáticos. Transtorno da Expressão Escrita, O Transtorno da Leitura (Dislexia), Transtorno da Matemática (Discalculia), O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Dificuldades de aprendizagem: Tem múltiplos fatores, que vai desde a metodologia de ensino inadequado, causas de ordem emocional, mudança de escola, troca de professor, nascimento de um irmão, separação dos pais, perda de um familiar, falta de sono, problemas de saúde, cultural, entre outros.
Pensar em estratégias para minimizar os prejuízos na aprendizagem em período de ensino remoto é fundamental, essa modalidade tem suas limitações, principalmente para os alunos com transtornos e dificuldades de aprendizagem.
Crianças com dislexia, discalculia, TDAH, autismo, deficiência intelectual, entre outras, vai apresentar maior dificuldade e vão demandar da família maior monitoramento e suporte no ensino remoto.
Para os alunos, famílias e professores, está sendo um desafio, visto que o aluno que apresenta dificuldades ou transtorno de aprendizagem precisam de currículos flexíveis, currículo individualizado, levando em conta as dificuldades educacionais do aluno.
Novos desafios, novas possibilidades.
O que era algo incomum para muitas famílias, se tornou uma necessidade, pais trabalhando home office e filhos tendo aulas online na sala ou quarto.
De um dia para o outro muitos pais se viram obrigados a conciliar o trabalho e suporte aos filhos durante as aulas remotas.
Muitos pais relatam que tem apresentado dificuldades na rotina com as aulas online e atividades escolas.
Diante da complexidade do ensino-aprendizagem para crianças com dificuldades e transtornos de aprendizagem. Descrevendo como estressantes e difícil para eles e para os filhos.
Cada criança/aluno é única, cada dificuldade é única, procurar ver as dificuldades desse aluno é necessário.
Nesse processo tem crianças que vão ter habilidade e capacidade de acompanhar as aulas e realizar as atividades, assim como vai ter crianças com déficits significativos, que vão apresentar maior dificuldade no aprendizado remoto.
As crianças maiores demandam menos suporte dos pais, mesmo assim é importante os pais estarem atentos, acompanhando e facilitando esse momento.
Pais que tem crianças com transtorno, dificuldade ou outra condição, conversem com a direção da escola.
Os alunos têm direito a material individualizado, oferecer atividades adaptadas de acordo com a necessidade do aluno.
Adaptações são necessárias, aulas acessíveis e reforçadoras para potencializar a aprendizagem.
Por exemplo, uma criança com Transtorno de Espectro Autista vai precisar de auxílio na aula online, ter uma atividade e avaliações adaptadas de acordo com sua necessidade.
É importante saber se a criança está dando conta da demanda online, se tem a colaboração da família, estimulando, buscando novas informação e estratégias. Nesse processo vale ressaltar que os pais não devem fazer a tarefa/prova pela criança, e sim estimular, visto que é um momento de a criança mostrar conhecimento e aprendizagem.
É possível aprender no ensino remoto?
Atualmente vivemos na era da tecnologia, proporcionando novas formas de ensinar e aprender. Mídias são elementos potencializadores de novas a aprendizagem, existem várias plataformas e ferramentas que auxiliam nesse processo.
Tem estratégias que vão dar certo para um aluno e que não vai funcionar para outro, cada aluno é único, cada aluno tem uma realidade.
Temos que dar oportunidade de as crianças absorverem os conteúdos, temos modalidades de aprendizagens diferentes, ritmos diferentes, cada uma aprende de uma forma.
Hoje em dia a proximidade entre alunos e professores é através das telas de computadores, celulares e tabletes. Todos estão aprendendo e se adaptando.
As aulas online é um desafio, para pais, professores e principalmente para os alunos.
A aprendizagem virtual flui de maneiras diferentes, vai variar de aluno para aluno, tem criança que não vai conseguir acompanhar sozinha, outras vão precisar de pouco suporte e tem criança que vai precisar de muito apoio.
Por exemplo, crianças dispersas, com dificuldade de manterem foco, vai precisar de estratégias para possibilitar o acesso a aula.
O ideal é estimular as crianças, manterem acesso aos conteúdos escolares, realizar as atividades de casa, fazer pesquisas e atividades lúdicas mediadas pelos responsáveis, criando possibilidades de aprendizagem no dia a dia.
De um lado temos os professores que são capacitados para o ensino presencial, e que foram pegos de surpresa e estão sobrecarregados com a demanda do ensino online.
Do outro lado temos alguns pais angustiados por não estarem conseguindo acompanhar a rotina escolar dos filhos como gostariam e pais que estão acompanhando de perto essa rotina, estes relatam outra preocupação com os filhos, pois estão percebendo as dificuldades que os filhos estão enfrentando no aprendizado.
É fundamental a família acompanhar a aprendizagem dos seus filhos, pois só assim eles vão observar se esse aluno está apresentando alguma dificuldade.
Mesmo as crianças que não tinham dificuldade de aprendizagem, podem vir a apresentar alguma dificuldade diante desse novo contexto.
Com o excesso de tarefas, conteúdos extensos e muitas matérias, muitas vezes os alunos não dão conta, mesmo aqueles que não apresentam transtorno de aprendizagem.
Uma forma de ajudar os pais e alunos nesse processo é flexibilizar para os pais acompanharem e supervisionar as atividades dos filhos, com aulas gravadas para os responsáveis acompanhar e orientar os estudos em momento oportuno.
É importante as crianças e adolescentes terem um ambiente tranquilo, acolhedor e sem distrações. Dar condição para aprenderem, pois se o ambiente não for adequado esse aluno desenvolve um cansaço mental, o que vai prejudicar a aprendizagem.
A família deve estimular o aprendizado, com os menores, podem estar usando o lúdico como estratégia, jogos, uno, massinha, tabuleiro, construção de histórias, participação nas atividades da casa, entre outras.
Importância da rotina para crianças e adolescentes
Em meio ao isolamento e distanciamento social, as famílias têm se queixado de dificuldades em implantar rotina, relatando que os filhos têm apresentado distúrbio do sono, comportamentos ansiosos, cansaço e irritabilidade.
Os pais ficam sobrecarregados e estressados com suas atividades diárias e a necessidade de auxílio as crianças menores e com dificuldades. Pais ansiosos vão deixar a crianças ansiosas, as crianças também estão estressadas e ansiosas com as aulas e atividades online.
Tem crianças e adolescentes trocando o dia pela noite, dessa forma acordam tarde e cansados, apresentando dificuldades na rotina de aula e atividades escolares. Por isso a importância da rotina para ajudar a se organizarem.
- Horário para acordar;
- Saber que tarefas tem no dia;
- Preparar para o horário de aula/estudo;
- Horário das refeições;
- Horário para brincar;
- Horário da lição de casa;
- Horário para dormir;
Os pais esperam que os filhos tenham autonomia e responsabilidade e deem conta da demanda de aulas e atividades escolares.
Mas nem sempre isso vai ser possível, pois nesse sistema de aulas remotas todos estão se adaptando e enfrentando desafios.
Não deixe 2020 ser um ano perdido na educação do seu filho.
Vamos manter as crianças e adolescentes estudando durante a pandemia do COVID-19.
Os professores estão se reinventando e tem famílias engajadas nesse processo.
As crianças que já vinham com uma demanda de dificuldade ou transtorno de aprendizagem antes da pandemia, elas vão continuar apresentando alguma necessidade, que vai precisar do apoio e auxílio da família, escola e profissionais para trabalhar essa dificuldade.
As crianças que não apresentam dificuldade, podem vir a apresentar alguma dificuldade escolar devido a estresses familiares, falta de recursos para as aulas online, ansiedade da rotina durante a pandemia, muitas crianças estão tendo que lidar com a dor da perda de parentes que se foram, da falta dos amigos, dos professores, dos passeios, entre outros fatores.
Nesse período é importante a escuta aos alunos e família, para relatarem como está sendo esse momento, quais estão sendo as maiores dificuldades.
A família e escola tem que ter parceria, pensando no apoio aos alunos.
O educador tem um olhar diferente para o aluno, contribuindo de forma significativa para potencializar a aprendizagem.
Uma coisa é fato, é melhor a criança/aluno ter acesso e adquirir algum conhecimento/aprendizagem do que não aprender nada ou ser privado de aprender por um ano.
Não é só ter recurso tecnológico que significa que a aprendizagem irá acontecer, mas podemos dizer que muitos alunos estão absorvendo e aprendendo, principalmente aqueles que estão tendo estímulos e condições que facilitam esse processo.
Um olhar diferenciado para os alunos para mediar a aprendizagem, novas estratégias quando as aulas voltarem é necessário, traçar metas, revisões, apoio da família, escola e aluno, visando auxiliar todos.
Precisamos pensar e refletir sobre estratégias, cada criança tem um potencial, é possível que crianças deem um salto na aprendizagem, aprenda e se desenvolva.
Claro que nada substitui o ambiente escolar, social, a mediação do outro é necessária, é fundamental a interação professor-aluno para que ocorra o sucesso no processo ensino-aprendizagem.
Para os pais que se sentem perdidos e culpados por não conseguirem motivar seus filhos a aprenderem em casa. Sabemos que não é uma tarefa fácil incentivar o filho a trocar as brincadeiras, jogos de celulares, YouTube e vídeo games, pelo estudo.
Enquanto a volta as aulas presencias não é possível, vamos nos cuidar e proteger os alunos da possibilidade de contágio do novo coronavírus.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” Paulo Freire
Por Ilma Paula
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