Pedagogia de Projetos na Educação Infantil

Os projetos de trabalho são elaborados visando garantir a aprendizagem culturalmente significativa para as crianças a partir das interações com os sujeitos da cultura, num processo de entrelaçamento eu – outro, aonde se constituirá a identidade da criança, sua autonomia, sua autoconfiança e sua capacidade de atuar cooperativamente.

Isso significa aderir a uma ação pedagógica diferenciada, em que as crianças, cada uma em seu tempo, e educadores, parceiras mais experientes, são coparticipantes de uma comunidade de aprendizes, e que a Pedagogia da Infância conduzirá todo o processo de aquisição do conhecimento, compondo assim um currículo que aos poucos será desenhado pelo coletivo de crianças e educadores.

É importante frisar que os projetos trabalhados na Educação Infantil não são apenas para passar tempo ou constituídos pelo senso comum, deve haver um estudo, pesquisa acerca do tema proposto e fundamentado por teóricos, ter um conhecimento científico sobre o assunto.

Por esse trabalho com projetos não seguir um único esquema, pois nem sempre os projetos terão a mesma estrutura, pode surgir nos professores certa insegurança quanto a essa metodologia, pois não têm um mapeamento de um todo do projeto, porque ele será elaborado por etapas, de modo que avançará e pela ação do mesmo.

Por isso, às vezes, há rejeições entre os profissionais da educação quanto ao trabalho com projetos na Educação Infantil, porque não é um trabalho muito fácil, requer tempo, disposição e dedicação para se trabalhar com projetos e por algumas rejeições, por medo do “novo”, muitos profissionais da educação não trabalham com projetos, preferem continuar com o método tradicional de ensino, não levando em consideração os conhecimentos prévios das crianças, tampouco seus desejos e curiosidades acerca de qualquer assunto que possa surgir.

O professor deve ter postura de um observador atento que busca atribuir significado às diferentes manifestações das crianças durante as interações e brincadeiras, colocando-as diante de uma multiplicidade de desafios. Este trabalho de um profissional atento às manifestações das crianças, também é um grande desafio para os professores, por isso a importância de estudar sempre, de ter uma formação continuada e estar aberto ao novo, a novas possibilidades de trabalho levando sempre em consideração a criança.

Além de o professor ter uma postura de um observador, há outros fatores que contribuem para o desenvolvimento de projetos na educação infantil, como, por exemplo, a organização do espaço, do ambiente físico da instituição de Educação Infantil.

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É importante ter um ambiente físico e pedagógico adequado para as crianças, porque desde pequenas.

Também se faz necessário pensar a escola como uma comunidade educativa, incluindo nos projetos institucionais a participação efetiva da família e da comunidade, ampliando as fronteiras sociais.

A participação dos pais e comunidade tornam-se parcerias valiosas em todos os sentidos, indispensáveis e, para tanto, é preciso mantê-los informados sobre os projetos que estão acontecendo na escola.

Os pais ao acompanhar os filhos em seus trabalhos escolares ajudam com a seleção e envio de materiais, bem como na construção dos saberes e participam ativamente na vida escolar e social de seus filhos.

Para que haja essa comunicação entre escola e pais, pode ser através de reuniões, cartazes e murais afixados em sala de aula ou corredores das instituições de educação.

Trabalhar com as crianças com projetos é importante, pois estaremos utilizando diversas linguagens e que estas linguagens é que formam as crianças enquanto sujeitos de direito e ativo na sociedade.

Tudo isso evidencia a importância de colocarmos as crianças desde pequenas junto a uma multiplicidade de desafios.

A construção de projetos para crianças pequenas pode ter durações diferenciadas, sendo possível pensar em projetos que durem uma semana, um mês ou por mais tempo. Isso dependerá do envolvimento do grupo de crianças de determinado agrupamento da Educação Infantil.

O mais importante é que os projetos sejam desenvolvidos a partir dos interesses das crianças, de suas curiosidades e que sejam fundamentados teoricamente e levado a sério o trabalho com as crianças para que haja um desenvolvimento das capacidades e infâncias de cada criança da instituição.

Para percebermos o desenvolvimento das crianças, é fundamental documentar tudo, todo o trabalho desde o início do projeto, dos questionamentos acerca do tema escolhido até o desfecho do projeto.

Há diferentes formas de registros e avaliações do desenvolvimento das crianças. Registros fotográficos são muito importante nesse processo de aprendizagem com as múltiplas linguagens, bem como, por exemplo, o registro das atividades em um portfólio com tudo o que foi produzido pela criança.

É interessante que esses instrumentos de avaliação e registros, também tenham um espaço para se expressar diversas vozes.

Como os comentários dos pais sobre o processo de desenvolvimento da criança; das crianças ao selecionar materiais, ditar mensagens; do professor através dos comentários, transcrições de entrevistas com as crianças, enfim, diversas formas de expressões através desses registros do processo de desenvolvimento das crianças.

Importante ressaltar que as atividades realizadas em grupo devem ir para o portfólio de todas as crianças, entretanto, é necessário também singularizar, isto é, mostrar as particularidades de cada processo, de cada criança, pois nenhuma criança se comporta igual a outra, são crianças e infâncias diferentes num mesmo espaço de convívio, fazendo-se indispensável a ressalva da singularidade de cada criança no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Segundo Barbosa e Horn (2008) “A metáfora de “portas que vão se abrindo” se ajusta à metodologia de projetos: conforme avançamos nas pesquisas, nas atividades que vão sendo construídas, podemos navegar em diferentes áreas do conhecimento”.

É neste sentido que devemos trabalhar com a pedagogia de projetos, conforme aprendemos, abrimos um leque de possibilidades para ampliação de novos conhecimentos e habilidades.

O mais incrível é vivenciar o desenvolvimento e envolvimento das crianças com as atividades dos projetos.

É com este envolvimento, encantamento e a atenção voltada ao projeto que as crianças se desenvolvem, que ampliam e criam seus conhecimentos de mundo e suas múltiplas linguagens.

Trabalhar com projetos na Educação Infantil é acreditar nas potencialidades das crianças, deixando-as livres para exercerem sua criatividade, para planejar, resolver problemas em seu cotidiano, construindo sua história e colaborando para melhoria de uma sociedade, em que ela é um ser ativo e participante.

Por Erica Lacerda

Capa: FreePik

Referência: : BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Ed. Artmed. Porto Alegre, 2008.

2 comentários em “Pedagogia de Projetos na Educação Infantil”

  1. Projeto e um termo muito presente nas escolas. Chega ate a ser banalizado, as vezes. Encontramos sempre diferentes concepcoes e projetos distintos, desde aqueles que partem de datas comemorativas e compreendem uma sequencia de atividades com coelhos da Pascoa, personagens do Folclore, entre outros, ate os que criam melhorias para a escola ou o bairro onde estao inseridos. Tem tambem os projetos que envolvem uma escola toda ou somente um pequeno grupo de criancas. Mas afinal, sera tudo projeto mesmo?

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  2. Com o tempo, voce vai descobrindo que a sua concepcao nao precisa ser a unica, nem a mais correta, mas que pode ser uma metodologia escolhida por um grupo de educadores e gestores. Esta metodologia que hoje rege nosso trabalho e a que pretendo socializar aqui no blog. Nao por ser a melhor, mas por ser a alternativa encontrada por nos para dar mais sentido a aprendizagem de nossos alunos. Afinal, nao seria esse um de nossos maiores desafios hoje em dia?

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