Antes de trabalhar as funções básicas do psicólogo escolar, vamos refleti alguns pontos.
Quando se pensa no psicólogo escolar, que tipo de serviço vem a sua cabeça?
Certamente se pensa em testes psicológicos, diagnósticos de doenças mentais e atendimento dos alunos com dificuldades de comportamento e/ou aprendizagem.
Historicamente, o principal papel do psicólogo escolar era, de fato, trabalhar com testes psicológicos afim de diagnosticar possíveis doenças ou distúrbios mentais em alunos, antigamente chamados de “alunos-problema”.
A função do psicólogo escolar era, de certa forma, “isolar” o aluno que atrapalhava o bom andamento da turma, para assim trabalhar as suas dificuldades de forma individual e longe de sua turma.
Com o passar do tempo, devido a própria evolução da psicologia como uma ciência humana, o papel do psicólogo escolar tornou-se mais amplo.
A Psicologia Escolar e Suas Histórias
O olhar clínico nas instituições escolares passou a ser questionado de tal forma que um novo movimento começou a ser pensado. Não mais se enfatizada o “aluno-problema” de forma isolada, mas com o envolvimento de toda a instituição escolar.
Professores, demais alunos, a sala de aula e até o espaço escolar começaram a ser alvos de estudos e a serem vistos como possíveis influenciadores de comportamentos.
Sendo assim, o psicólogo escolar deixou de buscar diagnósticos para procurar entender todo o contexto que o aluno vivencia. Hoje é preciso acolher a escola em todos os seus movimentos, sejam eles educacionais, de gestão ou relacional.
O psicólogo escolar possui um leque enorme de possibilidades de atuação dentro de uma instituição de ensino, desde pensar sobre o espaço até intervir nas demandas pedagógicas.
Há muitos benefícios em se ter um psicólogo atuando na escola! (Vamos deixar para um próximo texto). O que se pretende refletir neste texto é justamente a ampliação da função do psicólogo escolar.
Aqui listamos 5 que consideramos ser as principais:
- Avaliar a instituição: Procurar conhecer todo o espaço físico que é oferecido aos alunos, professores e demais funcionários. Familiarizar-se com a dinâmica interna da equipe, as regras de convivência e os processos administrativos.
- Acolher os professores: Procurar estabelecer um vínculo com os professores afim de acolher suas dificuldades e enfatizar suas facilidades, bem como receber suas dúvidas e oferecer as devidas orientações.
- Acompanhar o aluno: Procurar mostrar-se disponível ao aluno, tanto dentro como fora da sala de aula, para ouvir e compreender o seu comportamento e suas motivações.
- Atender os pais: Procurar estreitar a relação família-escola afim de enfatizar a importância da participação dos pais na vida escolar do filho, e também procurar acolher, de forma grupal, as frustrações e dificuldades de manejo educativo.
- Analisar as demandas pedagógicas: Procurar estudar e conhecer os métodos pedagógicos adotados pelos professores (projetos, apostilas etc) e avaliar como a turma recebe os mesmos. Ter conhecimento do Projeto Político Pedagógico da escola é essencial!!
O psicólogo escolar hoje, além de direcionar o seu olhar para o aluno, pode também incluir os pais, os professores e os demais profissionais. Isso porque a escola também passou por grandes transformações, e hoje, não se pensa mais como um depósito de crianças, mas sim, um espaço de acolhimento, de cuidado e orientação.
Assim sendo, o psicólogo escolar estará disponível não apenas para o aluno, mas para a escola como um todo.
Foto: Free Pik
É necessário o profissional psicólogo no ambiente escolar, Pois ele está apto para identificar as necessidades de trabalhar as emoções não so dia alunos mais de toda equipe pedagógica e também familiares dentro e fora da escola.
Otimo cometario ,com esclarecimentos; acredito que a ampliacao desta pratica faz laco com a atividade clinica junto: a familia ou nas avaliacoes do que esta subjacente ao sintoma ou parte dele na familia dai quase sempre alguem entra em atendimento de continuidade Extra ambiente escolar.