COMO FACILITAR A VOLTAS AS AULAS

Para o retorno as aulas, vamos redescobrir as 5 Dicas de Como Facilitar a Volta às Aulas para os Autista e Seus Pais.

O início de um novo ano, um novo semestre, para muitos pais e filhos autistas e até mesmo para alguns professores de apoio pode ser um verdadeiro “terror”.

Situações como começar a estudar, mudança de escola e ou professores, podem gerar noites mal dormidas e de muita insônia, para os pais.

Pois, para o autista, novidades não é algo que o deixa confortável. Pelo contrário, normalmente gera muita ansiedade.

Autismo

 O TEA – Transtorno do Espectro Autista é uma perturbação do Neurodesenvolvimento, caracterizado de forma básica, por prejuízo na área sócio-comunicativa (linguagem e habilidades sociais) e por presença de comportamentos repetitivos e interesses restritos.

Estabelecer um vínculo afetivo pode ser um grande desafio para o professor, mas será muito importante para a adaptação e desenvolvimento do aluno com TEA.

Buscar o contato sempre de frente e a partir do interesse pessoal de cada autista permite, ao professor ou ao apoio, ganhar a atenção e confiança deles.

Inclusão Escolar: Adaptação Curricular Para Crianças com Autismo

As alterações sensórias são muito comuns na maioria dos autistas principalmente táteis e auditivas.

Em momentos menos estruturados como chegada ou saída dos alunos, aulas de educação física (muito movimento, correria, palmas, gritos e barulhos) podem trazer perturbações e desencadear agressividade, aumento de esteriotipias, ansiedade e irritabilidade.

Então, para as pessoas dentro do espectro autista, o inicio ou retorno escolar, é um “convite” a adentrarem em um mundo cheio de novidades, que exige muita flexibilidade cognitiva e comportamento adaptativo, ferindo o “conforto” deles de se manterem em uma rotina previsível e sem muitas exigências sociais.

Portanto, segue algumas dicas que podem aliviar o estresse e ansiedade deles e de seus pais, ao irem para escola:

  • Dica 1: comunicação prévia e frequente, de que haverá mudanças futuras, bem como, quais serão, como por exemplo: que vai começar a ir para escola daqui alguns meses, que mudará de escola e| ou de professor  no ano que vem.
  • Dica 2: Ir e levar, o aluno com TEA,  para conhecer a escola, a classe, o lugar que irá se sentar, os professores e a rotina das atividades,  antes do início das aulas,  pode diminuir e evitar crises ansiosas;
  • Dica 3: Permitir que eles cheguem algum tempo mais tarde (30 minutos) e saiam minutos, mais cedo, pode ser uma alternativa eficaz;
  • Dica 4: Invistir na qualidade interacional por meio do levantamento prévio com a família de algum interesse específico e funcionalidade de alguns comportamentos. (Conhecer o tema de maior interesse pode ser a abertura que professor precisa para atrair a atenção e participação nas atividades);
  •  Dica 5: utilize bastante recursos visuais para estabelecer rotinas e explicar a dinâmica da escola. Monte sequência de ações e atividades de forma a orientá-los antecipadamente qual será a próxima atividade e também para ensiná-los as regras de convivência e socialização.

Lembrem-se autistas apresentam muita rigidez de comportamento.

Acomodá-los a partir de coisas a eles familiares, não obrigar e impor as rotinas da escola sem antes eles aderirem de forma sistematizada e gradativa, impede de que eles se adaptem e ampliem seu repertório.

Referências Bibliográficas:

Neuropsicologia com pré-escolares: Avaliação e intervenção. Dias, N.M; Seabra, A.G. São Paulo: Pearson Clínical Brasil, 2018. (Coleção Neuropsicologia na Pratica Clínica).

www.academiadoautismo.com.br. Fábio Coelho, Dicas para retornar às aulas, 2019

www.neurosaber.com.br Palestras congresso neuromeeting, 2018

Por Aline Oliveira

Imagem: FreePik

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