Tênis de Rodinha: Calçado ou Brinquedo?

Os tênis de rodinha viraram uma verdadeira sensação entre as crianças. Impossível ir a um shopping, por exemplo, e não encontrar dezenas de meninos e meninas deslizando pelos corredores com seus brinquedos com rodinhas coloridos, alguns até com luzes de led.

Sim! Brinquedos. Os tênis de rodinha não são calçados. Portanto, essa é a primeira questão que devemos observar. Por ser um brinquedo, como um patins, bicicleta ou skate, é preciso aprender a usá-los, pois há riscos de quedas que levam aos traumas como entorses e até fraturas. E, por isso, as crianças devem usar os equipamentos de segurança como capacetes, cotoveleiras e joelheiras.

Outro ponto que deve ser observado pelos pais é que, por ser um brinquedo, seu uso excessivo pode causar dores articulares e musculares, uma vez que os movimentos que o corpo faz para deslizar e ganhar impulso geram sobrecarga e a criança não está acostumada a fazê-los no dia a dia.

Como o tênis só tem uma rodinha, localizada na região do calcanhar, após ganhar impulso, para deslizar é preciso levantar o pé, mantendo somente o calcanhar no chão. Esse movimento é chamado de dorsiflexão e, quando exagerado, provoca dor na região anterior da perna. Consequentemente, com dor, a criança vai andar de forma diferente.

Leia: Andador: Para quê?

As rodinhas somente são usadas em locais onde é possível deslizar. Quando isso não é possível, as crianças voltam a andar, mas de uma forma completamente errada, porque elas andam na ponta do pé! Como se estivessem de salto alto! Isso também é preocupante, pois pode levar à encurtamentos musculares, tendinites, déficit de equilíbrio e, novamente, dor. Andar de forma errada causa uma série de alterações estruturais e isso é ainda mais preocupante quando falamos de crianças em fase de crescimento.

Não estou querendo dizer com esse texto que as crianças não devem usar esse tênis, mas sim que o uso seja com moderação e supervisão. O uso não deve ultrapassar 2 horas por dia. Essa recomendação é da Associação Americana de Ortopédicos (AAOS).

Jamais permita que seu filho(a) vá para a escola com o tênis de rodinha. O uso deve ser apenas em momentos de lazer. Se tiver que andar, tire as rodinhas. É melhor gastar um pouco mais de tempo para retirar as rodas do que andar de uma forma completamente disfuncional.

E se a criança queixar-se de dor ou desconforto muscular, principalmente após o uso do brinquedo procure orientação de um fisioterapeuta, que fará a avaliação e as recomendações mais adequadas para cada caso.

 

Por Fernanda Alves 

Imagem:

Deixe um comentário