Autismo: Uma maneira diferente de ver e interagir com o mundo
O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento, sendo uma condição geral para um grupo de desordens complexas do cérebro, antes, durante e depois do nascimento.
A palavra autismo atualmente está associada a diversas síndromes e transtornos, por isso denominamos como TEA:
De acordo com DSM-V guia de classificação diagnóstica, o Transtorno do Espectro Autista – TEA, abrange nessa classificação, o autismo, a síndrome de Rett, a Síndrome de Aspeger, o transtorno desintegrativo da infância entre outros.
Essa variação de sintomas além da complexidade e diversidade dos mesmos, nos permite esse olhar mais ampliado e por isso a referência ao autismo como um espectro de transtornos.
No TEA, encontramos sempre a tríade de sintomas que estão relacionadas ao comprometimento da comunicação (verbal e não-verbal), das habilidades sociais e a presença de comportamentos restritos e repetitivos, estereotipias e rituais.
Entretanto, a variação dos presença e intensidade dos sintomas nos permite perceber que cada criança com TEA é única, com suas habilidades e dificuldades. São Cérebros que possuem um padrão diferente de funcionamento.
Os indícios se desenvolvem-se de forma gradual, ficando mais evidentes a partir dos 2 anos de idade.
Entretanto algumas crianças com TEA, conseguem alcançar alguns marcos de desenvolvimento e posteriormente regridem, esse fato, muitas vezes, é o primeiro sinal de alerta para os pais buscarem ajuda profissional.
Alguns mitos e rótulos estão relacionados a pessoa com TEA, em geral acredita-se que são pessoas que se isolam totalmente, entretanto nem todas as pessoas com TEA tem o mesmo padrão de sintomas.
Em alguns indivíduos determinadas características são mais evidentes, outro aspecto importante a ser ressaltado é que não necessariamente as pessoas com TEA apresentarão todos os sintomas descritos pelo transtorno.
Assim algumas crianças não fazem contato visual, outras podem apresentar dificuldades menos acentuadas e não tão perceptíveis, algumas são mais agitadas e outras mais tranquilas, não existindo assim padrões fixos quanto ao sintomas e nem quanto a intensidade dos mesmos.
Por isso consideramos para efeitos diagnósticos a avaliação individual da criança, suas dificuldades e potencialidades e assim podemos avaliar se a mesma apresenta um grau mais leve, moderado ou severo de autismo.
Todo autista tem potencialidades para transcender dentro das suas dificuldades basta busca entender e mergulhar junto.
Portanto, busque olhar de maneira diferente mais com muito amor e respeito.
Por Katyússia Ludwig.
Capa: Pixaboy