A gravidez é um momento único e especial para as mulheres que desejam e decidem pelo caminho da maternidade. Um caminho que mesmo sonhado e escolhido, na maioria das vezes, traz também muitos medos e incertezas. As mudanças internas e externas são marcantes e se misturam aos sentimentos mais ambivalentes gerando ansiedade ou até mesmo sintomas depressivos.
Então como lidar com todos esses sentimentos? Como aliviar a ansiedade por pensar nesta nova jornada de amor, renúncias e descobertas. Se preparar para o parto e puerpério, conseguir cuidar da criança, além de ter que lidar com as inúmeras opiniões alheias de como você deve criar seu filho! Tudo isso pode ser embaraçoso e angustiante.
O primeiro passo é se acalmar: sessões de relaxamento e meditação; grupos de acompanhamento psicológico para gestante ou psicoterapia individual, podem contribuir significativamente neste período, proporcionando alívio da ansiedade, ajudando a superar frustrações, medos, culpa e fortalecendo a identidade materna.
Outro aspecto importante é contar com amigos e familiares. A presença do cônjuge e/ou pessoas mais próximas é fundamental neste momento. Sentir-se amparada e poder dividir o que sente com alguém tão próximo e sem sofrer julgamentos faz toda diferença gerando segurança emocional e diminuindo os sintomas psicológicos.
Por fim, atente-se para realizar atividades não relacionadas diretamente à gravidez. Pode ser algo que você goste ou que nunca vivenciou antes, mas faça algo por você, pela mulher que você é! Tire um tempo para essas realizações (ler, fazer atividade física, passeios, aprender algo novo). Desta forma, é possível obter mais qualidade de vida, enfrentar melhor os aspectos difíceis da gestação e perceber que a individualidade pode permanecer em meio as grandes transformações deste momento.
Foto da capa : Keylla Gomes