Locus de Controle Interno X Locus de Controle Externo

Se você reparar cada pessoa tem um locus (lugar) de controle, como se fosse o centro, o qual a pessoa acredita ter o “poder” sobre as situações que acontecem em sua vida.

As pessoas com o locus de controle interno acreditam que têm poder sobre o que lhes acontece, enquanto as pessoas com lócus de controle externo acreditam serem vítimas de circunstâncias externas, sob as quais têm pouca influência. É claro que todos são afetados pelas variáveis em nosso entorno, mas a perspectiva é o que diferencia o lócus de controle interno e externo.

Pessoas com lócus de controle externo sofrem mais de ansiedade e depressão do que as que têm o lócus de controle interno, pois acreditar que o domínio da situação é apenas externo dá a sensação de nenhum controle sobre suas vidas gerando sensação de impotência e assim ansiedade e sentimentos deprimidos.

É fácil perceber, no contato diário com crianças, que é cada vez maior o número de pessoas com locus de controle externo e que cada vez crianças mais jovens tem a sensação de falta de controle sobre a sua vida.

Educar crianças para ter um lócus de controle interno traz muitos benefícios a ela. Então elogiar o esforço ao invés do resultado final do trabalho, apontar as características que agradam daquilo que elas fizeram, mostrar que a inteligência não é algo que nasce pronta, mas é construída com o esforço pessoal, tudo isso ajuda a criança a se autorresponsabilizar sobre sua vida e criar motivação interna e não depender de estímulos para concretizar tarefas

Este último tópico citado no parágrafo anterior é de extrema importância, assim como os outros, no entanto, quero dedicar um pouco mais de atenção a ele, para que fique bem claro.

Ao estimular constantemente as crianças elas podem passar a executar atividades apenas com estímulos, deixando de serem pró-ativas. Assim, criam-se filhos que não terão iniciativa para tentar algo, ou mesmo cumprir suas responsabilidades sem alguém mandar, ou sem uma recompensa externa.

Criar crianças para ter um lócus de controle interno é essencial para a qualidade de vida dela enquanto são pequenas e também para quando estiverem mais velhas, assim como as prepara para serem autoras de sua própria história.

Por Ana Cristina


Você sabe dizer NÃO para o seu filho?

4 comentários em “Locus de Controle Interno X Locus de Controle Externo”

    • Vanda, o primeiro passo é aceita que precisa se descobrir. O segundo é procurar um psicólogo, ele irá te auxiliar na descoberta do seu locus interno. Qualquer dúvida, estamos à disposição! Obrigada!

      Responder

Deixe um comentário