A criança e o dever de casa

Pode ser muito difícil para algumas mães a ingressão de seus filhos na escola, mudança de rotina, medo de algo acontecer, as preocupações maternas normalmente encontradas em muitos casos, hoje em dia. Quando a criança entra no maternal, normalmente as atribuições da mãe são menores, já na pré-escola o material escolar já existe e gradualmente os deveres de casa são levados em suas mochilas para serem feitos com a ajuda de seus tutores.

O dever de casa é de extrema importância para o desenvolvimento mental da criança, pois será ele realizado em casa que colocará a prova o que foi aprendido em sala de aula, terá que evocar questões da sua memória seja ela visual, tátil ou auditiva. E, com ajuda de seus pais, poderá realizar a tarefa percebendo que está no caminho certo, onde os pais tem o papel de estar ali confirmando seu conhecimento recém-adquirido e caso não consiga lembrar-se de algum conteúdo, ser a pessoa que tire as duvidas necessárias para a fluidez de seu raciocínio e aprendizado.

O ambiente de estudo de uma criança deve ser propício para realizar o seu dever de casa. Onde tenha luzes suficientes para analisar as questões do dever de casa, uma mesa limpa e apenas os instrumentos necessários para realizar a tarefa, para que não haja distrações desnecessárias. A atenção dos pais deve ser total, pois além de estar ali de prontidão para responder questões pertinentes, a criança perceberá que os pais a apoiam neste momento e que dão a devida importância naquele momento, algo essencial para que o dever de casa seja sempre visto como um momento importante da vida acadêmica da criança, com local e hora marcada.

E, assim, poderemos produzir seres humanos conscientes do quão importante sua vida acadêmica é mesmo fora daquela instituição de ensino, e que os deveres de casa acabarão sendo bem vistos, pois será um momento oportuno a mais que passará com seus responsáveis.



O limite e o NÃO: Uma construção consciente

Deixe um comentário