Meu pratinho saudável

O momento de introdução de novos alimentos, após a fase de amamentação, costuma ser um momento de provação para muitas famílias já que algumas crianças passam pela falta de aceitação, com isso os pais se sentem perdidos e receosos pelo desenvolvimento saudável de seu filho.

Calma! Na verdade, é preciso mesmo ter muita paciência e persistência na introdução de novos alimentos. A recusa de um determinado prato não significa que a criança não gostou do alimento, ele pode não ter gostado do modo de preparação ou até mesmo da consistência, por isso inove e ofereça novamente o mesmo prato. Você pode se surpreender! O importante na alimentação das crianças é que ela tenha acesso a maior variedade possível de alimentos e de modos de preparo.

Então vamos aprender como deve ser um pratinho saudável para a hora do almoço do seu filho? O pratinho dele deve ser bem colorido e variado, contendo alimentos de mais de um grupo. Uma dica legal, peça a criança para ajudar na preparação do alimento, quando se vincula alimentos a um momento de prazer e brincadeira a criança reage de forma diferente na hora de consumi-lo.

E quais são os grupos de alimentos que devem estar presentes na hora do almoço? No prato do seu filho deve conter alimentos do grupo de massas e tubérculos, feijões, carnes e hortaliças.

O primeiro grupo é representado pelo arroz, macarrão, batata, mandioca e inhame. Eles devem ser oferecidos bem cozidos e nunca sozinhos. O carboidrato vai trazer energia para a criança, mas consumido sozinho é absorvido pelo organismo muito rapidamente aumentando a glicose rapidamente, quando está vinculado a outros alimentos a absorção é mais lenta e a criança não fica com fome muito depressa.

http://descobrindocriancas.com.br/2017/02/13/meu-filho-precisa-de-agua-na-escola/

O grupo do feijão que, além de qualquer tipo de feijão, também é representado pela lentilha, soja e grão de bico, deve ser oferecido diariamente, com o cuidado dos grãos estarem bem amolecidos. Uma dica, o feijão não necessita de óleo para sua preparação, com isso o prato fica menos calórico e mais saudável.

O grupo das carnes abrange qualquer qualidade de carne além de ovos, garantido o aporte proteico. As carnes oferecidas devem ser magras, sem gordura aparente, e bem passadas. O fígado pode ser oferecido uma vez por semana para aumentar aporte de ferro e vitamina A. E, para que vire hábito da criança, as carnes de peixes não podem ser esquecidas, elas devem estar no prato pelo menos uma vez por semana.

O grupo das hortaliças abrange todos os legumes e verduras e oferece as vitaminas e minerais que a criança necessita para um desenvolvimento saudável. Há uma variedade imensa desse tipo de alimento, apresente ao seu filho todos os sabores possíveis. As crianças gostam bem de abobora, cenoura, beterraba, couve flor, brócolis, milho, tomate e alface.

Logo depois do almoço, em muitas famílias, é a hora da sobremesa. Esse é o momento em que os doces sejam substituídos pelas frutas, principalmente as ricas em vitamina C como laranja, manga, abacaxi, goiaba, melão, kiwi, morango, acerola, mexerica, pois assim é possível aumentar a absorção de ferro da refeição.

Qualquer problema específico em relação à alimentação do seu filho deve ser tratado por profissionais experientes.

Sempre que preciso, procure um nutricionista!


Leia também outros artigos da colunista

http://descobrindocriancas.com.br/category/nutricao/

Deixe um comentário