Odontopediatra: Quando levar seu filho ao?

Essa é talvez uma das primeiras perguntas que escuto quando falo que sou odontopediatra. Mas para conseguir respondê-la antes é necessário o entendimento do conceito de prevenção.

De acordo com o dicionário prevenção representa o ato de se antecipar às conseqüências de uma ação, no intuito de evitar seu resultado, corrigindo-o e /ou redirecionando-o.

Na área da saúde, prevenção consiste em ações cujo objetivo é evitar o aparecimento de doenças ou males, e assim diminuir seus efeitos negativos sobre os indivíduos.

O que quero dizer com tudo isso? Quero dizer, que o momento de levar as crianças ao odontopediatra deve ser àquele que antecede ao aparecimento das doenças bucais, como cárie e doenças periodontais. Ou seja, na primeira consulta odontológica da criança mais do que fazer procedimentos, é fundamental e imprescindível às orientações que o dentista passará aos responsáveis.

Será nesse primeiro contato que ele passará informações quanto à dieta, à forma de realizar a higiene bucal, ao tipo de escova e pasta de dente, bem como quanto à importância do aleitamento materno e ao uso de chupetas e mamadeiras.

Nesse contexto, o momento ideal para o recebimento de todos esses nortes ocorre antes mesmo do nascimento da criança em questão. Isso mesmo, o ideal seria que a primeira consulta odontológica das crianças acontecesse durante o período gestacional da mãe.

A esse tipo de atenção damos o nome de pré-natal odontológico.

Mas, aí você pode me dizer que o seu filho já nasceu e você não teve essas orientações. E agora? Bom o importante é procurar um odontopediatra antes do aparecimento dos dentes, os quais começam a nascer, em média, perto dos seis meses.

Se seu filho já tiver os dentinhos na boca, não espere ele ter dor, ou mesmo apresentar alterações visíveis para procurar um profissional.

Infelizmente, muitas vezes o primeiro contato da criança com o dentista ocorre em casos de traumas, de dores de dente, de dentes já com destruição tecidual, ou ainda quando as conseqüências negativas já estão instaladas.

Lembre-se do conceito de prevenção visto lá em cima. Prevenir é sempre mais barato do que tratar, além de ser mais eficiente do ponto de vista de manutenção de saúde.

Além disso, quanto mais cedo sua criança tiver contato com o odontopediatra, mais cedo ela se sentirá a vontade com esse tipo de atendimento.


Capa: Pixabay

Leia também o artigo da colunista

A importância dos pais durante a consulta odontologica 

Deixe um comentário

Sair da versão mobile