O Cérebro é plástico, mas não é brinquedo!

O estruturamento plástico do cérebro é uma das maiores inspirações para a habilitação e reabilitação cognitiva no ser humano.

Com as crianças, as possibilidades são enormes, já que seu cérebro está em formação e todas as informações coletadas poderão ser absorvidas de uma forma impressionante.

A relação com o  meio fará total diferença no desenvolvimento cognitivo e emocional.

O ser humano é composto por questões genéticas, biológicas e por questões culturais e interacionais. Por isso a importância no cuidado físico da criança, por exemplo – em suas ingestão de nutrientes fundamentais.

Todavia, não se deve esquecer onde a criança está inserida, uma vez que quanto maior for o seu estimulo, maior será as suas sinapses (conexões), possibilitando maiores ramificações entre os neurônios.

Portanto, a presença de outro sujeito (aquele que é responsável pela criança), será reflexo para notar-se como único, e assim, trará subsidio na formação de sua identidade.

O cérebro infantil é algo que deve ter atenção de seus responsáveis em todas as fases de aprendizagem da criança.

Devido ao fato de ser facilmente impressionável e com capacidade de armazenamento extremamente eficiente, este processo deve ser cauteloso por parte de seus tutores, escolares e aqueles que convivem em casa com a criança, pois a fixação de  qualquer conteúdo deve ser reforçado e acompanhado de perto.

Tal atividade, deve fazer parte da rotina de todos os integrantes da família, pois assim será mais fácil para criança ver que aqueles, que são representantes importantes para formação de identidade, a ajudam neste momento.

A interação humana trará descobertas táteis, auditivas e visuais, por exemplo, onde o  cérebro, elemento plástico, será um condutor elétrico através das sinapses na construção mental.

Criar um ambiente propicio e favorável, estimulará a construção psíquica da criança, algo fundamental para o desenvolvimento sadio.

Percebe-se então, que a habilitação ou reabilitação  cognitiva de uma criança acontece de uma forma fluida e intensa, onde o neuropsicólogo deve criar estratégias válidas que auxiliarão na restauração mental infantil, recriando nestes órgão plástico – novas comunicações nervosas.


http://descobrindocriancas.com.br/2017/08/09/o-que-sera-que-as-criancas-tem-a-dizer/

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