FALEI MAL DE TELAS CAMPUS PARTY

No dia 16 de junho estive presente no maior festival de tecnologia, a Campus Party.

Para você que não conhece ou não tem ideia do que é a campus, vou te contar.

A Campus Party é o maior festival de tecnologia, empreendedorismo, ciência e disruptividade do mundo!

A Campus Party acontece em vários lugares, porém estive presente na edição de Goiânia. Após 2 anos sem a realização devido a pandemia, o festival foi realizado do dia 16 ao dia 19 de junho e o Descobrindo Crianças esteve presente.

Estive como palestrante nesse evento Campus Partu, o tema da palestra foi o uso consciente de telas.

Esta foi a minha primeira palestra, então recorri ao auxílio da Eanes, idealizadora desse blog e da revista Descobrindo Crianças, ela já possui uma ampla experiência em eventos e palestras.

Assim poderia dividir minhas inseguranças e meus medos, fora responsabilidade de estar ali!

Tivemos espaço na bancada das Mulheres Go, falamos por 25 minutos sobre um assunto tão urgente que é o uso de telas na infância!

Assunto que desperta paixões, reflexões e se faz tão necessário, pois vivemos cada dia mais em um mundo de telas e tecnologias, mas também precisamos conscientizar sobre o que é indispensável no desenvolvimento infantil.

As telas são mocinhas ou vilãs?

Vou fazer um breve resumo da nossa palestra na Campus Party em forma de texto, porém a palestra foi transmitida em tempo real e está disponível no YouTube, ao final do texto deixarei disponível para acesso.

Segundo Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento.

O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, o conhecimento real e concreto é construído através de experiencias.

Partindo desses pressupostos Piaget nos ensina sobre as fases de desenvolvimento infantil que são fundamentais e deveriam ser de conhecimento de todos os pais e responsáveis.

 Conhecer um pouco do desenvolvimento infantil é necessário para saber priorizar o que é indispensável em cada fase.

Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo das crianças em 4 fases:

 – 1° Sensório-Motor (até os 2 anos);

A inteligência está nas ações e na exploração do ambiente. O bebê inicia o desenvolvimento da coordenação motora, passa de movimentos involuntários, para voluntários.

Características da fase:

  •  Experimentação;
  •  Curiosidade;
  •  Permanência do objeto;
  •  Início do movimento simbólico;
  •  Imitação: do que vê e do que ouve;

– 2° Pré-Operacional (dos 3 aos 7 anos);

Inicia a aquisição da habilidade de pensar conceitualmente, inteligência simbólica, representação. A realidade está no que vê, leva tudo ao pé da letra.

Características da fase:

  •  Inicia o reconhecimento no espelho;
  •  Imitação diferida;
  •  Centralização;
  •  Dificuldade em se colocar no lugar do outro, egocentrismo;
  •  Os objetos têm sentimentos humanos;
  •  Começa a desenhar;
  • Brinca de faz de conta;

– 3° Operatório Concreto (dos 8 aos 11 anos);

Começa a entender analogias, mas apenas em eventos concretos. Início das operações mentais, entende mais de um aspecto das situações.

Características da fase:

  • Gostam de colecionar
  • Brincam com jogos de tabuleiro
  • Adquire Conservação
  • Desenvolve logica matemática

– 4° Operatório Formal (a partir dos 12 anos);

Entende o mundo através do pensamento logico. Utiliza razoes abstratas para especular sobre situações hipotéticas, considera as possibilidades logicas e analisa.

Características da fase:

  • Desenvolve logica matemática;
  • Egocentrismo adolescente;
  • Adquire razão moral;
  • Raciocínio dedutivo;
  • Logica indutiva;
  • Planejamento;
  • Imaginação;

O desenvolvimento cognitivo saudável acontece através da arte milenar do brincar, que está sendo deixada de lado a cada dia que passa, as telas “as babas eletrônicas” estão tomando conta do desenvolvimento infantil ou melhor do não desenvolvimento infantil.

É aí que está o problema!

Nascemos com poucas conexões neurais, ao passar do tempo as redes de conexões neurais começam a se desenvolver, o emaranhado de neurônios começas a aumentar e começamos a formar nossa inteligência.

Quanto mais ESTIMULOS CORRETOS a criança recebe, mais desenvolvida cognitivamente ela será e isso irá refletir em todos os aspectos da vida da criança, psicológico, social, fisiológico e claro na inteligência da criança.

O cérebro conta com a neuroplasticidade e na infância é quando o cérebro possui maior capacidade plástica, é o memento que o cérebro mais aprende, armazena e cria inteligência.

O segredo milenar para desenvolver crianças cognitivamente saudáveis está no brincar, explorar, vivenciar atividades e experiencias, exercitar o corpo e a mente, coisas que as telas estão roubando das crianças.

 Vou deixar o link de um breve vídeo usado na palestra para reflexão de todos sobre o quanto as telas roubam a infância e a capacidade de aprender e se desenvolver.

O tempo é um fator importante a ser observado pelos pais e responsáveis, a Sociedade Brasileira de Pediatria trás em suas diretrizes o tempo ideal de uso.

Aqui deixarei o que é o IDEAL, porém, como neuropsicóloga sei que existem as necessidades reais e nesse texto não irei me ater ao real, vamos deixar esse aspecto para um outro texto.

O tempo não é apenas o único aspecto a ser controlado quando falamos sobre o uso de telas, existe também o aspecto do conteúdo que deve ser observado e cuidadosamente controlado pelos pais e responsáveis.

A Sociedade Brasileira de Pediatria trás em suas diretrizes o tipo de conteúdo que a criança pode ter contato de acordo com a faixa etária, para ter o uso adequado.

  • Crianças menores de 6 anos precisam ser protegidas de violência virtual, pois não conseguem separar a fantasia da realidade.
  • Os pais devem monitorar o uso de sites, aplicativos, jogos e outros conteúdo acessados pela criança, os perigos existem e as crianças ainda não seguem diferenciar o seguro do perigo, o saudável do nocivo.

Por que precisamos falar desse assunto?

Não recebemos um guia de bom uso das tecnologias e das telas, mas precisamos orientar/ensinar como é a melhor forma correta do uso. Estamos criando hábitos que irão impactar significativamente o futuro das nossas crianças.

Eu Ana Flávia a colunista que escreve esse texto tenho 33 anos vi transformação dos aparelhos a chegada de novas tecnologias, aos 15 anos ganhei meu primeiro celular e me recordo muito bem qual foi! Foi uns dos primeiros celulares com tela colorida e acesso precário a alguns sites, era um Nokia 3520 e sinceramente era um custo conseguir acessar qualquer coisa com aquele aparelho.

Hoje temos tecnologia touch, aparelhos que nos permitem o acesso mais rápido, a todos os tipos de site, plataformas de vídeo, redes sociais, algoritmos pensados e desenvolvidos para nos manter imersos em um mundo paralelo que temos acesso na palma da mão!

Mas por que estou dizendo isso?

Precisamos lembrar que devemos ser exemplos de bom uso e de boas práticas, somos espelhos para as crianças e temos o dever de ensinar a melhor forma de consumo para crianças que já nascem nesse mundo super conectado.

A criança pode saber usar celulares, tablets, jogos on-line e outras tecnologias, isso não quer dizer que a criança possui maturidade necessária para uso.

Por isso devemos discutir esse assunto, saber preservar uma infância com desenvolvimento saudável de habilidades básicas que estão morrendo aos poucos devido ao uso excessivos e errado das telas e conteúdo.

O uso indiscriminado coloca a criança em risco, uma criança que passa um longo período de tempo utilizando telas pode apresentar atraso global do desenvolvimento, atraso de fala, atrasos motor e atraso cognitivo, fora os riscos de exposição a conteúdos inapropriados gerando danos psicológicos.

Deixo aqui o convite para refletirem sobre esse assunto e voltarem quantas vezes forem necessárias ao blog para ler esse e outros textos que abordam esse tema.

No mês de agosto lançaremos a mentoria para mães, pais, avós, tios e cuidadores. Essa mentoria será no formato presencial e online.

Quer participar? Manda uma mensagem para nós, no home você vai na opção contato.

Este é o link da palestra que aconteceu na Campus Party. A palestra inicia as 01:05:08 do vídeo, anteriormente ocorreram outras palestras, mas fica o convite para assistir todas as palestras anteriores e assim conhecer um pouco mais sobre a Campus Party e o trabalho das Mulheres GO.

Por Ana Flávia Martins

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